Um blecaute atingiu as cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, na Baixada Santista, durante aproximadamente uma hora nesta manhã. A queda de energia ocorreu às 8h30 da manhã e, de acordo com a CPFL, a situação já estava 100% normalizada às 9h30.
A CPFL divulgou que o problema não foi em sua rede, e sim ocasionado por uma de suas transmissoras, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP). Em nota, a CTEEP informou que houve um problema às 8h30 no setor de 88 kV de sua subestação Baixada Santista, em Cubatão, e as causas da ocorrência estão sendo analisadas.
“O fato levou à atuação do sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se as linhas de transmissão abastecidas por esse setor da referida subestação, interrompendo o fornecimento de energia elétrica às distribuidoras locais.”, afirma o comunicado.
A CPFL também atende o Distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, mas a região não foi atingida pelo blecaute – somente tendo sofrido um pisca – pois a empresa conseguiu realizar uma manobra de desvio que possibilitou o fornecimento de energia. O Corpo de Bombeiros da Baixada Santista não registrou nenhuma ocorrência grave durante o período que a região ficou sem energia.