BH tem dezembro mais seco dos últimos anos

Com chuvas abaixo da média para a época do ano e temperaturas em torno de 32ºC, Belo Horizonte (MG) registra o mês de dezembro mais seco dos últimos 37 anos, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, diretor regional do Climatempo e membro da Defesa Civil de Minas Gerais.

Neste mês, choveu o equivalente a 70,1 milímetros na região metropolitana de Belo Horizonte, apenas 24% do esperado para dezembro, cuja média histórica é de 319 milímetros.

Em 1975, ano que detinha o recorde de dezembro mais seco, choveu 114 milímetros, segundo Reis, que faz o acompanhamento da série histórica.

A estiagem na região, afirma o especialista, é causada pela atuação de uma massa de ar quente que dificulta a formação de nuvens sobre a capital mineira e bloqueia a chegada de frentes frias vindas do Sul do país, além de ser influenciada pelo fenômeno El Niño.

“Temos observado que, em anos de El Niño, o valor acumulado de chuva é pequeno entre outubro e dezembro. As chuvas mais intensas [em Minas Gerais] vão ocorrer em janeiro e fevereiro”, diz o meteorologista.

El Niño é um fenômeno de aquecimento da temperatura da água do mar no litoral do Peru e do Equador que causa reflexos no continente.

Belo Horizonte também tem registrado temperaturas acima da média histórica, que é de 28ºC para esta época do ano. “Na região metropolitana, as temperaturas estão ficando em torno de 3ºC a 4ºC acima do valor esperado, na casa dos 32ºC”, diz Reis.

Alerta

De acordo com o meteorologista, há previsão de chuvas fortes em janeiro no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro, e chuvas não tão intensas, porém contínuas, na capital mineira.

Já para o norte do Estado, que sofre com a seca prolongada e onde várias cidades estão em situação de emergência devido à estiagem, há previsão de pouca chuva.

A Defesa Civil Estadual informou, via assessoria, que já está preparada para o período chuvoso previsto para janeiro, com homens treinados para trabalhar em situações de emergência em todo o Estado.

Desde o início do período considerado chuvoso, em outubro, morreram 16 pessoas no Estado em decorrência das chuvas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna