Ao som de Cidade Maravilhosa, a governadora Benedita da Silva chorou hoje durante a passeata que comemorou a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República e a votação de 79% obtida no Rio. Do alto do que chamou de “lulamóvel” – uma picape com caixas de som usada em toda a campanha – ela agitou a bandeira do Brasil e recebeu uma chuva de papel picado lançado do alto de prédios da avenida Rio Branco, no centro. Entre 500 e 600 pessoas, na avaliação da polícia, caminharam da Candelária até a Cinelândia carregando bandeiras ao som de uma banda que tocava marchinhas de carnaval.
“Eu, particularmente, estou muito emocionada. Não consigo parar de chorar nesse momento. Estamos acordando de um sonho que tivemos, de costruir esse momento para o Brasil, construir isso para nossas crianças. Teremos o que dizer para nossos filhos e nossos netos. Aos 60 anos, tive a oportunidade de ver um trabalhador ser presidente deste País”, afirmou Benedita, que ressaltou a importância internacional da vitória do petista.
“Fui para São Paulo (no domingo) porque queria participar daquele momento e poder chegar aqui hoje com aquela energia e os agradecimentos do Lula. O Lula agradeceu a todos e agradeceu em particular à votação no Estado do Rio de Janeiro, até porque foi realmente a maior votação que ele teve. Eu tinha certeza que isso ia acontecer”, disse Benedita.
A governadora não quis falar sobre sua participação do governo de Lula. “O processo se iniciou agora. É claro que todos estaremos contribuindo em nível nacional para que esse governo, que é muito mais amplo do que o PT, dê certo. E nós, militantes experientes, temos que nos colocar à disposição desse partido, como sempre fizemos.” Benedita disse que sua maior preocupação, no momento, é governar o Estado e garantir o pagamento do 13.º salário ao funcionalismo. Ela pediu a ajuda de Lula na renegociação da dívida do Estado com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Madrugada
Na Praia do Leme, a festa da vitória durou até pouco mais das duas horas da madrugada de hoje. Um trio elétrico animava o grupo de mais de 5 mil pessoas aglomeradas próximas ao Hotel Le Meridién.
Todos dançavam e cantavam jingles de campanha de Lula e abraçavam-se seguidamente, com entusiasmo. Um telão instalado no alto do trio elétrico mostrava a comemoração na Avenida Paulista e fez o público silenciar quando o presidente eleito discursou para a multidão em São Paulo. O momento de maior emoção ocorreu quando todos cantaram o hino nacional, empunhando bandeiras do PT e do Brasil.