O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, preso em Bangu 1, esteve hoje no Fórum de Bangu, no Rio, para acompanhar os depoimentos de sete testemunhas de acusação em um dos processos que apuram o uso ilegal de telefones celulares no presídio. O traficante é acusado de crime de extorsão contra um fazendeiro do Mato Grosso do Sul.
A extorsão teria sido encomendada por Beira-Mar a seu então advogado Hélio Rodrigues. A base da acusação são as fitas gravadas com conversas telefônicas entre o traficante, seu ex-advogado e outros participantes do grupo de Beira-Mar.
O esquema de segurança para transportar Beira-Mar contou com cerca de 300 homens, 12 carros do Departamento do Sistema Penitenciário e dois helicópteros, . O traficante chegou ao Fórum por volta das 12h30. Até as 18h os depoimentos não haviam terminado.
Beira-Mar e outros três acusados no processo (Marcos Tavares, o Marquinhos Niterói, Hélio Macedo Rodrigues, ex-advogado de Beira-Mar, e Marcos dos Santos, o Chapolin) acompanharam o depoimento das sete testemunhas.