Em entrevista realizada na noite de hoje, o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que a caminhada para vencer o crime é grande e que foi dado um passo “importante” ao tomar o Complexo do Alemão, na zona norte da capital fluminense. “Vencemos a mais importante e a mais difícil batalha. A recuperação do território é uma função e um objetivo que nós estabelecemos como um dos principais propósitos desta política e não vamos nos afastar disso.”

continua após a publicidade

Uma semana depois do primeiro ataque de traficantes que levou o terror às ruas do Rio, 2.700 homens da Polícia Civil, da Polícia Militar (PM), da Polícia Federal (PF) e das Forças Armadas entraram no Complexo do Alemão. Não houve o combate que a polícia esperava, o que evitou uma guerra sangrenta. No início da tarde, a polícia hasteou uma bandeira do Brasil e outra do Estado do Rio no ponto mais alto do morro.

Para Beltrame, a operação contra a criminalidade não vai ser debelada com facilidade e tranquilidade. “Foi muito importante porque se gerou expectativa de solução para um problema que não sei se as pessoas achavam que iria se resolver”, disse.

Beltrame também agradeceu o esforço e a participação das instituições envolvidas na operação, como as polícias Civil, Militar e Federal, além da Secretaria de Saúde e do Corpo de Bombeiros. Conforme Beltrame, ainda não há um balanço da operação, pois segundo ele, “a toda hora temos prisões e apreensões e acredito que isso vai continuar por alguns dias”.

continua após a publicidade