Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil |
Lula com integrantes do conselho: busca pelo diálogo. |
Brasília – O Conselho Político da Coalizão, que se reuniu ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota sobre o resultado do encontro. De acordo com a nota, a constatação foi de que a base do governo está consolidada, e que atuará para votar projetos relevantes para o País, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A nota acrescenta que os líderes do governo e dos partidos da coalizão ?vão buscar todas as formas de diálogo com a oposição, para que o Poder Legislativo no País cumpra com uma pauta de interesse da nação, baseada no crescimento do País e na distribuição de renda?.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a representantes de 11 partidos aliados ao governo, durante a reunião no Palácio do Planalto, que terminará a reforma ministerial na próxima semana. ?O presidente garantiu que a reforma será concluída no fim da semana que vem?, disse o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE), líder do governo na Câmara.
Múcio confirmou a posse, hoje, de três novos ministros: deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), no Ministério da Integração Nacional; médico José Gomes Temporão, no Ministério da Saúde, e Tarso Genro (PT-RS), no Ministério da Justiça.
Indagado se a configuração dos ministérios não irá provocar mágoas entre os aliados que não conseguiram muitas pastas, o líder respondeu: ?Todos, de certa forma, foram atendidos dentro da sua proporcionalidade e de tamanho.
O PMDB, maior partido da coalizão, além da Integração e Saúde deverá ficar com Comunicações, Minas e Energia e Agricultura. Ainda conforme José Múcio, a reforma ministerial não foi tema da reunião do conselho.
Após a reunião, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deixou escapar que já faz planos para assumir o Ministério da Previdência, embora ainda não tenha sido formalmente convidado. Lupi disse que pretende trabalhar para acabar com as filas nos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com as fraudes, e prestigiar os funcionários de carreira do Ministério.
O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse ontem, após participar da reunião com presidente Lula e os aliados, que ?tudo indica? que a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) deverá ser a nova ministra do Turismo.