O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou na tarde desta segunda-feira a primeira fase da Operação Fogtrein I – 2010, que consistiu no lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). A segunda etapa acontecerá na próxima semana, com o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). No lançamento de hoje, foram testados equipamentos de telemetria e radares do CLA. “Tudo funcionou conforme nós esperávamos”, avaliou o diretor do CLA, Ricardo Rodrigues Rangel.
O foguete lançado hoje, às 14h, é fabricado pela empresa nacional Avibras. Ele alcançou apogeu de 31,4 quilômetros e chegou a 13,2 quilômetros da costa de Alcântara. O FTB é um foguete não guiado, movido a motor de combustível sólido, com 3,05 metros de comprimento e peso de 67,8 quilos. Ao todo, o tempo de voo durou 4 minutos e 46 segundos. Segundo o diretor do CLA, dos oito lançamentos realizados com o FTB (quatro em Alcântara e os outros no Centro de Lançamento Barreira do Inferno – CTBI), esse foi o mais bem sucedido.
O próximo lançamento da Operação Fogtrein I – 2010 acontece às 14h, na terça-feira dia 2 de agosto. Esse lançamento ocorrerá com carga útil (equipamentos de telemetria) e a expectativa é que esse foguete atinja apogeu de 60 quilômetros. Esse segundo lançamento tem o objetivo de preparar o CLA para a retomada dos lançamentos de foguetes de grande porte como o Cyclone 4 (da empresa binacional Alcântara Cyclone Space) e o Veículo Lançados de Satélites (VLS). O Cyclone 4 deve ser lançado ano que vem; o VLS em 2012.