Manaus (AE) – Uma balsa, que seguiria para a região do Médio Amazonas (municípios como Anori e Codajás) com 4 mil toneladas de alimentos da última fase de ajuda aos ribeirinhos afetados pela seca, afundou na madrugada de ontem no Rio Negro, no embarque, em Manaus. Foram perdidos farinha de mandioca, de trigo e açúcar. Nesta segunda fase do SOS Interior, cestas básicas e cloro estão sendo enviadas a cerca de 30 municípios e 150 mil pessoas.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Governo José Melo, que coordena a equipe SOS Interior, a balsa rompeu em uma emenda por excesso de peso. "Passamos a noite resgatando os alimentos e as perdas não foram tão grandes", afirmou. No fim da tarde outra balsa com alimentos deve seguir para o Médio Amazonas. Outras foram para as regiões dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões. A expectativa é de que até o Natal todas as famílias no interior e entorno de Manaus tenham recebido os mantimentos.

Chuva

De acordo com o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Everaldo Souza, as chuvas no Amazonas, que começaram no fim de outubro, estão ocorrendo dentro dos níveis normais ou um pouco acima da média. "Até janeiro a expectativa é que as chuvas continuem no mesmo nível normal e no começo do ano a paisagem deve mudar." Na medição de novembro, até segunada-feira, choveu na região do entorno da capital 190 milímetros, para uma média de 100 a 200 milímetros. 

continua após a publicidade