O diretor de política econômica do Banco Central, Mário Mesquita disse que o BC acompanha com atenção os movimentos recentes dos mercados internacionais. Apesar de reconhecer que existem "cenários alternativos adversos" para a economia e sistemas financeiros globais, ele reafirma que a melhora da posição financeira externa do País sob o regime de câmbio flutuante permite enfrentar com serenidade esse período "de significativa turbulência" nos mercados internacionais.

continua após a publicidade

Os comentários foram feitos durante a abertura do seminário "O Euro: implicações globais e relevância para a América Latina", que ocorre hoje em São Paulo, do qual participa também o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

Mesquita ressaltou que o euro tem mostrado tanta solidez que se valorizou 3,4% em relação ao real neste ano. "O euro tem sido um porto seguro em meio a períodos de turbulência. A parcela de reservas mundiais em euros, que está perto de 20%, provavelmente deve aumentar nos anos vindouros", disse.

continua após a publicidade