O líder do PR, deputado Luciano Castro (RR), disse nesta terça-feira (25) que a bancada de seu partido votará a favor da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), cuja votação será retomada amanhã na Câmara. O texto básico que propõe a prorrogação foi aprovado semana passada mas a votação só será concluída com o exame de emendas e destaques.
Luciano Casto disse que sempre haverá reivindicações de deputados com relação a cargos no Executivo mas destacou que essas reivindicações não serão objeto de troca de seu partido com o governo. "Somos participantes do governo e co-responsáveis da administração. Por deferência do presidente Lula, nos coube o Ministério dos Transportes. O que estamos fazendo é ocupando o Ministério", afirmou. Segundo o líder, o seu partido não está reivindicando cargos novos mas quer indicar os ocupantes em todos os níveis do Ministério que coube a seu partido.
Na semana passada, o governo conseguiu contornar as insatisfações no PR. A expectativa é que depois de concluída a votação da CPMF o governo faça as nomeações esperadas pelo partido. O líder do governo, José Múcio Monteiro (PTB-PE), se reúne hoje com os líderes aliados para avaliar a retomada das votações. O deputado Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do governo, disse que o foco de resistências no PMDB já foi superado com a reunião da cúpula do partido com o ministro Walfrido Mares Guia.