Baixo quorum marca 1º audiência pública com polícia

Menos de 20 pessoas participaram hoje na Câmara de Vereadores de Assis, no interior paulista, da primeira audiência pública realizada pela Polícia Civil. É a primeira vez no País que uma polícia estadual promove esses encontros com a população para ouvir queixas e sugestões sobre o trabalho dos delegados, investigadores e agentes civis. Assis é a primeira cidade escolhida para iniciar as audiências públicas, que serão 12 por ano.

“A sociedade quer uma polícia eficaz que dê resposta à criminalidade. Faremos uma análise fria (nas delegacias). Se nada de errado for encontrado, parabéns à polícia local. Se algo errado for detectado, tomaremos as medidas adequadas”, disse Maria Inês Trefiglio Valente, delegada corregedora-geral da Corregedoria Geral da Polícia Civil, durante visita ao 1º Distrito Policial antes de seguir com sua equipe para a Câmara.

Os acertos e erros encontrados no distrito estarão em um relatório que deverá ser divulgado dentro de dez dias. “Será de conhecimento público, será divulgado (o relatório)”, prometeu a delegada, que não quis antecipar se já tinha encontrado irregularidades na primeira delegacia vistoriada. Na Câmara de Vereadores, menos de 20 pessoas apresentaram sugestões durante encontro que durou uma hora e 15 minutos.