O ministro do Turismo, Gastão Vieira, disse nesta quarta-feira que fazer com que as empresas aéreas nacionais aumentem a oferta de voos domésticos é “uma grande luta” da Pasta. “O ministério luta e vai continuar lutando pelo aumento da oferta. Essa questão é indispensável”, afirmou, durante visita a uma feira do setor na capital paulista.
O ministro informou que está em conversas com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para chegar a uma solução a respeito do tema. Nos últimos trimestres, as companhias aéreas iniciaram um processo de redução de oferta de voos como parte de um plano de recuperação dos preços das passagens com o objetivo de sair da situação de grande prejuízo financeiro verificado desde 2011. A autoridade, porém, lembrou que as companhias assumiram o compromisso de aumentar a oferta de voos em 20% em três anos.
Gastão Vieira disse também que a readequação dos slots no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, faz parte da estratégia de aumentar a oferta de voos no País. Ele ainda falou sobre uma proposta da Embratur para permitir que empresas aéreas estrangeiras realizem voos domésticos no Brasil: “Só iniciamos a discussão dessa ideia que nasceu na Embratur. Nas próximas reuniões vamos tentar sair com uma posição oficial do governo sobre esse tema.”