Os jovens têm cada vez mais cedo aumento da pressão arterial. Essa pesquisa foi divulgada hoje, no XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, pelo Dr. Emmanuel Burdmann. Segundo a investigação feita em São José do Rio Preto(SP), grande parte dos jovens observados na pesquisa estava com hipertensão arterial.
A pressão alta, ou hipertensão arterial, se verifica quando os números são superiores aos valores considerados normais (140/90mHg). Esse aumento anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano. Existe um tipo de hipertensão menos comum, chamada de hipertensão arterial secundária que pode ser controlada com tratamento médico específico.
Estima-se que no Brasil cerca de 20 milhões de pessoas são hipertensas. De acordo com o médico Joel Heimann, o homem moderno aumentou consideravelmente o consumo de sal. ?O motivo desse crescimento foi a introdução de grande quantidade de alimentos industrializados.?
Em sua palestra no XXI Congresso Brasileiro de Nefrologia, Joel Heimann apresentou as implicações que o a pressão alta e o consumo de sal podem causar. ?Esse aumento de pressão pode levar a derrames cerebrais, derrames na retina, com cegueira ou dificuldade de visão, varizes, aneurismas, infarto do miocárdio, falência cardíaca e renal “.
?O sal tem cloreto de sódio, e é esse sódio que faz mal à saúde. O importante para prevenir a hipertensão é evitar o excesso de sal, não abusar do álcool, praticar esportes e não fumar?, aconselhou o Dr. Heimann.
Aumenta hipertensão arterial entre jovens
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna