O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco) marcou para a próxima quarta-feira (30) uma assembléia nacional para tomar uma decisão sobre os rumos da paralisação iniciada pela categoria em 18 de março.
Os auditores realizam nesta sexta-feira (25) assembléias em todo o País e debatem a decisão do governo de não negociar com eles enquanto não encerrarem a greve. Estão discutindo também a proposta apresentada ontem pelo governo – que atendeu a uma reivindicação do Unafisco – de desvincular da questão salarial o debate sobre a reformulação do sistema de avaliação de desempenho dos auditores.
Os auditores estão em greve porque o governo decidiu renegociar o Plano de Cargos e Salários que tinha sido acertado no ano passado. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão argumenta que, com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), os acordos salariais terão de ser revistos, e o prazo de aplicação dos reajustes foi ampliado até 2010.
Segundo o Unafisco, as reuniões desta sexta-feirea (25) nos Estados servirão para subsidiar os próximos passos da diretoria do sindicato em relação ao movimento. O comando de greve recomenda aos auditores que, até a próxima quarta-feira (30), permaneçam em greve mantendo apenas 30% dos servidores em atividade nos serviços considerados essenciais, como manda a legislação.