A companhia aérea Gol ainda registra atrasos na tarde desta segunda-feira, em parte dos voos domésticos do País. Até as 14 horas, das 459 partidas previstas da empresa, 242 (52.7%) registraram atrasos de pelo menos meia hora e 42 (9.2%) foram canceladas. Dos 22 voos internacionais programados pela empresa, 10 (45.5%) tiveram atrasos e nenhum foi cancelado.
Os atrasos da Gol puxam os índices da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que calcula atrasos e cancelamentos em todo o País. No total, dos 1.279 voos previstos, 324 (25.3%) ficaram atrasados e 59 (4.6%) tiveram de ser cancelados. Segundo a companhia aérea, os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a Gol precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Alguns membros das tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão, e foram impossibilitados de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. Além disso, segundo a Gol, o fim de semana foi atípico, com retorno de férias escolares, e num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.
De acordo com a Gol, foram acionados tripulantes extras e destacadas equipes de monitoramento nos aeroportos, especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.