O primeiro ato público da candidata do PSOL à Presidência da República, a senadora Heloísa Helena, na capital paulista, foi marcado por atraso, desorganização e um princípio de tumulto. Prevista para começar às 10h, partindo do estacionamento da Assembléia Legislativa, a caminhada agendada pelo partido teve início por volta das 12h na entrada da Bienal, liderada apenas pelos candidatos a deputado federal, Ivan Valente, e a deputado estadual, Carlos Giannazi.
Os candidatos seguiram pelo Parque do Ibirapuera em direção à entrada da Rua IV Centenário, onde encontraram a senadora e o candidato ao governo do Estado de São Paulo, Plínio de Arruda Sampaio. A caminhada provocou tumulto e protestos dos usuários.
Por conta de obras no parque, havia apenas uma pequena entrada pela qual militantes do partido e usuários tentavam passar. Em meio a empurrões, alguns cães se assustaram e avançaram sobre as pessoas que tentavam entrar no parque. A partir daí, o grupo – cerca de 300 pessoas, segundo a Guarda Civil Metropolitana – caminhou pelo Ibirapuera em direção à Avenida República do Líbano. Também participaram da caminhada militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), que apóiam a candidatura da senadora Criticada pela desorganização do evento, a senadora argumentou que ?pela humildade de nossa militância não temos dinheiro para pagar assessores e também não utilizamos estrutura dos nossos mandatos para viabilizar nossa campanha política. Talvez por isso, tenha ocorrido problemas, mas isto é apenas um passeio. Não sei o porquê desta confusão?, afirmou Heloísa Helena.
Hoje pela manhã, a senadora e os candidatos realizam nova caminhada pelo centro de São Paulo.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)