As cinco maiores companhias aéreas brasileiras melhoraram a pontualidade no mês de fevereiro, registrando 12,7% de atrasos. O índice representa queda de 5,1 pontos porcentuais em relação ao mês de janeiro (17,8%). Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), fevereiro teve o menor índice de atrasos nos voos desde setembro de 2009, quando foi de 10,2%, considerando decolagens com mais de 30 minutos além do horário previsto, de voos domésticos e internacionais, de todas as companhias nacionais e estrangeiras partindo dos 67 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

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Em fevereiro do ano passado, os atrasos haviam sido de 8,6%, mas a elevação do índice neste ano deve-se principalmente às fortes chuvas. Por exemplo, o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, um dos mais movimentados do País, teve de ser fechado por alguns momentos quase todos os dias de fevereiro. Na página da Anac na internet é possível visualizar o histórico de atrasos de voos desde maio de 2007, quando os dados começaram a ser apurados (www.anac.gov.br/atrasovoo).

A empresa nacional com melhor pontualidade no mês passado foi a OceanAir, com 5% das decolagens além de 30 minutos do horário previsto. Em seguida, ficaram a Azul (5,2%), a Webjet (10,8%) e a Gol/Varig (12,4%). A TAM melhorou significativamente seu desempenho e reduziu o índice de atrasos de 23,9% em janeiro para 14,6% em fevereiro.

Nas operações internacionais entre as empresas com mais de cem decolagens por mês no País, a melhor pontualidade foi da Lufthansa (4,4% de atrasos), seguida pela Copa (7,5%) e pela United Airlines (7,7%). Assim como em janeiro, nevascas na Europa e na América do Norte na primeira quinzena de fevereiro impactaram os índices de atrasos das companhias que voam para esses continentes.

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