Atraso de Lula em decidir inquieta PT

O secretário de Comunicação do PT, Humberto Costa, disse ontem, em São Paulo, que a demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em tomar uma posição sobre a candidatura à reeleição preocupa o partido. Costa ressaltou que não sentiu, até o momento, uma manifestação clara sobre qual será a posição de Lula e apontou a necessidade de mobilizar as bases do partido num apelo pela reeleição. O secretário de Comunicação destacou que ele é, atualmente, o único nome da sigla capaz de reunir uma aliança mais ampla em torno do próprio nome.

O secretário de Comunicação do PT participa da reunião da executiva nacional da legenda. "Isso preocupa o PT e, em razão dessa preocupação, vamos sair a campo para dar ao presidente as condições para que ele assuma essa candidatura", destacou. Costa afirmou que Lula não é apenas "o melhor candidato que a esquerda tem para disputar essa eleição", como também simboliza "o projeto vitorioso" que tem sido o atual governo.

Sobre se o presidente pediu ao PT que desse início a essa mobilização, o secretário afirmou que, em momento algum, isso seria um fator determinante para uma nova candidatura dele. "A possibilidade da candidatura dele depende, basicamente, de construir uma governabilidade para o próximo governo e de existir um cenário nacional e internacional favorável à realização de um governo melhor do que este."

Apesar da preocupação, Costa sinalizou que o partido ainda não tem um plano B no caso de uma eventual desistência de Lula em disputar a reeleição. "Acho que é muito cedo para discutir qualquer  alternativa; nós não trabalhamos com a hipótese de que o presidente não seja candidato. Vamos trabalhar enquanto ele não nos der um não definitivo."

Costa reconheceu que a elaboração do plano de governo da legenda é um processo que ainda está em fase "muito inicial". O secretário ressaltou, no entanto, que a idéia é levar para a próxima reunião do diretório nacional petista um esboço com as linhas gerais deste programa.

Costa não soube dizer quem está encarregado deste processo, mas confirmou que o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia consta da lista de integrantes do grupo responsável.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo