O que era para ser uma manifestação pacífica de apoio ao povo palestino contra os ataques de Israel, nesta quarta-feira (30) em Brasília, terminou em briga entre membros da própria comunidade árabe e palestina no País. O protesto, que pedia paz e o fim dos ataques à Faixa de Gaza, começou com uma carreta na Esplanada dos Ministérios e terminou em frente à embaixada de Israel.
A briga entre integrantes da comunidade palestina foi deflagrada pela proposta de que o grupo prosseguisse e fizesse novo protesto em frente à embaixada dos Estados Unidos, aliado histórico de Israel. No entanto, para chegar à embaixada dos EUA os manifestantes teriam que passar em frente às sedes diplomáticas de outros países, como Egito e Líbano.
“Houve, então, um grande mal entendido porque uma das pessoas entendeu que também deveríamos protestar em frente a essas embaixadas. E começou o enfrentamento”, disse um dos organizadores da manifestação, Acilino Ribeiro, coordenador nacional do Movimento Democracia Direta (MDD). O empurra-empurra foi contido pelos demais participantes e o protesto encerrado ali mesmo, diante da embaixada de Israel.