Atingidos por barragens ocupam secretaria no Ceará

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam hoje a sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará. A ação integra a Jornada Nacional de Lutas desencadeada esta semana e que já ocorreu em 13 Estados brasileiros. No Ceará, ela se soma a outras ações desenvolvidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): desde ontem, eles estão acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e em agências no interior do Banco do Nordeste.

A ocupação da SDA começou ainda pela madrugada. São 600 manifestantes que se dizem atingidos pelas barragens de Acauã e Aracoiaba, no vale do Rio Jaguaribe, e pela barragem Aracoiaba, no Maciço de Baturité. Os funcionários da secretaria foram impedidos de entrar para o expediente de trabalho.

De acordo com Josivaldo Alves de Oliveira, coordenador do MAB no Estado, os manifestantes reivindicam o perdão da dívida dos pequenos agricultores, terra para assentamento dos filhos dos atingidos por barragens, assistência técnica para reassentamentos e acesso a água. O Movimento também quer uma reunião com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Incra, DAS e Secretaria de Recursos Hídricos. “Política social e ambiental de reparação deve ser vista como investimento público e de responsabilidade do Estado, por isso estamos aqui”, afirmou.

Segundo o MAB, a Jornada Nacional de Lutas prossegue até sexta-feira, quando deverão acontecer passeatas em todo o País contra a crise mundial e as demissões. Manifesto de diversas entidades cobra emprego e melhores salários, redução da jornada de trabalho sem perda nos vencimentos, além de rapidez na reforma agrária.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo