São Paulo (AE) – Com uma velocidade de aproximadamente 28 mil km/h, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano Willian Mcarthur deverão aterrissar, amanhã, às 20h56 (horário de Brasília), no território do Casaquistão. Depois de entrar na atmosfera, os cosmonautas levarão de 15 a 20 minutos para pousar. "É um fenômeno inacreditável porque a cápsula entra na Terra como se fosse um cometa", afirma o primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento dos Cosmonautas e chefe da equipe de resgate das missões 12 e 13, general Valery Korzun.

continua após a publicidade

Em entrevista para os jornalistas brasileiros nesta quarta, na Cidade das Estrelas (40 km de Moscou), o general explicou que o resgate será composto por um avião, nove helicópteros e três carros do órgão Aeroespacial de Navegação Russa.

Os cosmonautas partirão de helicópteros da cidade de Arkalyk, no Casaquistão, acompanhados por seus médicos particulares, até o aeroporto de Kustanay, de onde seguirão de avião para Moscou. A operação dura em torno de sete horas. Marcos Pontes deverá ficar em quarentena por apenas oito dias.

continua após a publicidade