Astronauta retorna amanhã à Terra

São Paulo (AE) – Com uma velocidade de aproximadamente 28 mil km/h, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o russo Valeri Tokariov e o norte-americano Willian Mcarthur deverão aterrissar, amanhã, às 20h56 (horário de Brasília), no território do Casaquistão. Depois de entrar na atmosfera, os cosmonautas levarão de 15 a 20 minutos para pousar. "É um fenômeno inacreditável porque a cápsula entra na Terra como se fosse um cometa", afirma o primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento dos Cosmonautas e chefe da equipe de resgate das missões 12 e 13, general Valery Korzun.

Em entrevista para os jornalistas brasileiros nesta quarta, na Cidade das Estrelas (40 km de Moscou), o general explicou que o resgate será composto por um avião, nove helicópteros e três carros do órgão Aeroespacial de Navegação Russa.

Os cosmonautas partirão de helicópteros da cidade de Arkalyk, no Casaquistão, acompanhados por seus médicos particulares, até o aeroporto de Kustanay, de onde seguirão de avião para Moscou. A operação dura em torno de sete horas. Marcos Pontes deverá ficar em quarentena por apenas oito dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo