O astronauta brasileiro Marcos César Pontes já está na Estação Espacial Internacional. Depois de uma acoplagem perfeita da nave Soyuz, Marcos Pontes foi o primeiro astronauta a atravessar a escotilha e entrar na estação. Foi seguido pelo norte-americano Jeffrey Williams e depois pelo russo Pavel Vinogradov. A acoplagem ocorreu à 1h19 (horário de Brasília), apenas seis minutos depois do previsto.
Pontes, em seguida, foi para a frente da câmera e transmitiu, ao vivo, toda a cena dentro da estação espacial, hasteando a bandeira do Brasil. A delegação brasileira aplaudiu e festejou a conquista na sala do centro de controle de vôo na cidade de Korolev, a cerca de 50 quilômetros de Moscou.
Minutos depois de o astronauta brasileiro Marcos César Pontes ter entrado na Estação Espacial Internacional, o coordenador da missão Centenário, Raimundo Mussi, leu mensagem de saudação a Marcos Pontes, em que considerou uma vitória do mundo inteiro sua ida ao espaço. Centenário é o nome dado pelo Brasil à missão em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que se tornou pioneiro da aviação com seu 14 Bis, há 100 anos.