Um anúncio com o título “Recall de córneas”, publicado nesta quarta-feira pela ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), causou confusão entre médicos e leitores.
O texto dizia que os “proprietários de córneas nascidos entre 1988 e 2010” deveriam se apresentar a um centro de transplante porque poderiam estar com ceratocone, um problema degenerativo que prejudica a visão.
Abaixo, em uma tarja vermelha, o objetivo real da campanha se revela: “Não é tão simples substituir um órgão doente. Seja doador. Avise sua família”.
De acordo com o presidente da ABTO, José Medina Pestana, o layout do anúncio será mudado para que as letras no fundo vermelho, que avisam sobre a importância da doação, sejam mais visíveis, evitando o estranhamento.
“A maioria das pessoas considerou [a campanha] positiva e algumas não entenderam, acharam confusa, mas já esperávamos isso. Até a dificuldade inicial ajuda a entender o conceito. Não é uma coisa que você olha e passa por cima. Teve muita repercussão.”
Pestana afirma que a campanha, concebida pela agência Leo Burnett, vai continuar após as adaptações.