Cerca de 1.400 armas que foram entregues voluntariamente durante a Campanha do Desarmamento 2010 em São Paulo serão doadas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana ao Exército brasileiro. O ato simbólico da entrega do armamento será feito na próxima segunda-feira, 7, no Edifício Matarazzo, na região central da cidade.
Em 10 meses, 34 inspetorias da Guarda Civil, igrejas e diferentes organizações da sociedade civil receberam um total de 1.411 armas de fogo, segundo informações da secretaria. Esta ação trata-se de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a Polícia Federal, que contribuiu na queda da taxa de homicídios dolosos.
No sentido de incentivar e estimular o cidadão na entrega voluntária de armas, o governo federal retribui esta atitude com uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o modelo da arma.
Participam desta ação a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria de Segurança Urbana, o Exército Brasileiro, o Ministério da Justiça, o Governo do Estado a Arquidiocese de São Paulo, o Instituto Sou da Paz, a Polícia Federal, Civil e Militar entre outras organizações da sociedade civil.