A Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina suspendeu nesta sexta-feira (5) o fechamento parcial de uma planta de armazenamento da Petrobras, localizada no complexo petroquímico Dock Sud, na província de Buenos Aires. Em uma nota distribuída à imprensa, a Secretaria informa que a petrolífera apresentou ?um projeto de saneamento e investimentos de mais de US$ 70 milhões? para solucionar os problemas apontados pelo governo na planta.
O fechamento parcial da planta foi determinado no último dia 24 de setembro por falhas na segurança ambiental, segundo alegou a Secretaria. A nota diz que o ?plano de investimentos em meio ambiente permitiu a suspensão da medida?. A Petrobras vai utilizar os recursos mencionados para a aquisição de dois navios petrolíferos para ?manter e melhorar a gestão da companhia em relação ao seu compromisso com a preservação do meio ambiente e as pessoas".
Segundo a Secretaria, "isso permite que, em caso de vazamento dos tanques, não haja infiltrações no rio". A diretoria de Controle Ambiental havia constatado a existência de dez tanques construídos sobre solo natural, e alguns deles com vazamentos e resíduos que poderiam gerar contaminação.