A Comissão de Mudanças Climáticas realiza reunião nesta quinta (27) e pode votar requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES) para a realização de um ciclo de debates sobre os impactos do aquecimento global na Antártida. Em janeiro, Casagrande integrou comitiva que visitou a base brasileira Comandante Ferraz, naquele continente.
A comissão, criada em março de 2007, teve sua vigência prorrogada até junho próximo, com o objetivo de encaminhar as sugestões contidas no relatório final de Casagrande, apresentado em dezembro. No texto, o senador destaca a necessidade de ampliação das medidas de combate ao desmatamento ilegal e afirma que 75% das emissões brasileiras de gases de efeito estufa decorrem de desmatamentos e queimadas.
Em seu relatório, Casagrande sugere oito projetos de lei que já foram enviados às Mesas da Câmara e do Senado. Entre as medidas propostas está a que trata da regulamentação dos certificados de redução das emissões, medida essencial para incentivar o mercado brasileiro de créditos de carbono.