As festividades no Imin Center ocorrem dia 22, das 8 às 17 horas, com uma festa grandiosa reunindo, apenas para as apresentações culturais, mais 2.280 pessoas de 72 municípios do Paraná. Estão sendo esperadas para a festa cerca de 30 mil pessoas.
As comemorações em Rolândia estão sendo organizadas pela Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná em conjunto com o governo do estado do Paraná, Prefeitura de Rolândia e outras entidades. Além do príncipe Naruhito e do governador Roberto Requião, também está sendo aguardada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Do Japão, confirmaram presença o governador Toshizo Ido, de Hyogo ? estado co-irmão do Paraná; e os prefeitos Satoru Yamada, de Nishinomiya (cidade co-irmã de Londrina), e Shoichi Tarumoto, de Kakogawa (cidade co-irmã de Maringá); e o presidente da Associação Brasil-Japão, no Japão, Tadashi Nishimura. Também confirmaram presença cerca de 90 empresários da província de Hyogo.
O Príncipe Naruhito chega à Londrina pela manhã, participa da inauguração da praça Tomi Nakagawa, na região central; participa de um almoço com cerca de 600 pessoas, no Village Praça de Eventos, em Cambé (cerca de 10 quilômetros de Londrina) e segue para o Imin Center. Após o evento oficial, em Rolândia, o príncipe segue com sua comitiva para Maringá.
As atividades culturais reunirão em torno da dança e da música associações japonesas filiadas à Aliança Brasil-Japão. Entre as apresentações estão o Coral de Mil Vozes, constituído especificamente para as comemorações do Imin-100 e que totaliza 1.249 pessoas.
As danças folclóricas brasileira, portuguesa, alemã e japonesa também estão entre as atividades culturais. Um grupo de 400 senhoras de associações filiadas da Aliança Brasil-Japão no Paraná farão a apresentação da dança folclórica japonesa ?Bon Odori?.
Haverá também apresentação de banda musical com 250 integrantes de todo o Paraná; de taiko, com 130 pessoas também do estado todo; e de pirâmide humana com 200 ginastas.
A inauguração do monumento Imin-100 do Paraná é outra atividade que faz parte das festividades e está sendo adotado em várias cidades do Estado. Em Rolândia, a obra do arquiteto Marcos Kenji Fujisawa tem 12 metros de altura construída em concreto bruto recoberto parcialmente de granito polido com recortes irregulares na face superior.
O concreto bruto simboliza as dificuldades vividas pelos primeiros imigrantes. O granito polido representa o grande trabalho já realizado pelos imigrantes e seus descendentes partindo de uma situação de adversidade para uma posição de respeito e integração à sociedade brasileira. Será lançada, ainda, a pedra fundamental do Parque Temático Yume.