A Receita Federal apreendeu cerca de R$ 400 mil em mercadorias contrabandeadas e piratas na tarde desta sexta-feira, em um shopping localizado na Avenida Paulista com a Rua Pamplona, no Jardim Paulista, região central de São Paulo.
Em uma operação que envolveu 40 servidores da Receita e policiais militares, foram recolhidas 32 caixas e seis sacos de produtos como laptop, máquinas fotográficas, videogames, relógios, perfumes e calculadoras. Segundo o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e ao Descaminho (DEREP), Rubens Ribba, sete empresas foram alvo de fiscalização.
Uma servidora da Receita Federal chegou a ser agredida por um comerciante chinês, depois de ter anunciado a operação. O dono da loja e mais três pessoas a empurraram para fora e fugiram do local. “Esta é um situação inédita para a Receita Federal. Foi uma surpresa a resistência do comerciante”, afirmou Ribba.
A Polícia Federal foi acionada. De acordo com Ribba, um inquérito contra o comerciante será instaurado. Ele será indiciado por desobediência a ordem de funcionário público e contrabando.