Mais de duas toneladas de peixes de várias espécies capturadas no Rio Tietê foram apreendidas pela Polícia Militar Ambiental no final da noite de ontem, no município de Anhembi (SP). A apreensão ocorreu horas antes de ter início o defeso – um conjunto de restrições à pesca por causa da piracema, período de reprodução das espécies.
Os policiais abordaram o caminhão numa rodovia da região. Ao verificar a carga, eles constataram que exemplares de algumas espécies como corimbatá, piava e corvina eram de pequeno porte, em desacordo com a legislação. A forma de transporte também estava irregular. O pescado seria comercializado na capital.
O condutor foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Anhembi e recebeu multa no valor de R$ 2,05 milhões. Ele poderá entrar com recurso. Os peixes apreendidos foram entregues ao zoológico de Piracicaba e serviriam de alimento para os animais. O período da pesca controlada, em razão da piracema, começou hoje e vai até o dia 28 de fevereiro.
Na região de Anhembi, centenas de pescadores profissionais vivem da pesca no Rio Tietê. Durante a piracema, a pesca embarcada, com redes, é proibida em toda a extensão do lago formado pela barragem de Barra Bonita. Também não se pode pescar com qualquer equipamento a 1.500 metros rio acima ou abaixo da barragem. A multa pode chegar a R$ 15 mil, dependendo do tipo de infração.