Aparecida tem recorde de público para festa da Padroeira

O número de fiéis que participaram da festa da Padroeira do Brasil em Aparecida (SP), neste final de semana, superou a expectativa da direção do Santuário. Foi o maior público dos últimos cinco anos, cerca de 200 mil fiéis no sábado e 70 mil no domingo, recorde nos últimos cinco anos.

Romeiros de todos os Estados do Brasil enfrentaram sol forte e muito calor para participar da maior festa católica do País. Segundo a Polícia Militar, 410 homens trabalharam na segurança dos visitantes e apenas 40 ocorrências, entre pequenos furtos, flagrantes de roubos e transportes emergenciais, devido ao forte calor.

De acordo com a comandante do policiamento, capitã Flávia de Paula dos Santos, o número de ocorrências foi pequeno em proporção ao grande público. ?Mais uma vez foi um ano tranqüilo, sem ocorrências graves?. No ambulatório, o movimento aumentou em 50%. Até o ano passado, a média era de 300 atendimentos. Neste ano, foram 522 no sábado e 150 no domingo.

O número recorde de pessoas produziu também grande quantidade de lixo. Segundo a prefeitura, foram 80 toneladas de lixo, recolhidas em menos de 10 horas de trabalho. Apesar do feriado de apenas dois dias, o trânsito foi intenso nas estradas que cortam o Vale do Paraíba. Na Via Dutra houve grande movimento, principalmente na tarde de sábado, quando os romeiros retornavam de Aparecida. Um incêndio, na carga deste caminhão, não teve vitimas, mas provocou um congestionamento de 7km, durante duas horas.

No total, 29 acidentes foram registrados na Via Dutra, com 23 vitimas leves, 7 graves e 2 fatais. Nas estradas estaduais da região valeparaibana, o número de acidentes foi de 88, sendo 26 com vítimas e 61 sem vítimas. Segundo a polícia rodoviária estadual, 35 pessoas tiveram ferimentos leves, 8 graves e 3 morreram. A operação Aparecida, nas rodovias federais e estaduais terminou ao meio-dia de hoje.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo