Tela azul geral!

Apagão virtual derruba aplicativo de bancos, voos e comunicações

Apagão deixa bancos e diversos sistemas fora do ar. Foto: Tribuna do Paraná.

Uma falha tecnológica global afeta operações em vários setores, com companhias aéreas interrompendo voos, emissoras de televisão e sistemas bancários fora do ar, nesta sexta-feira (19).

A American Airlines, a Delta Airlines, a United Airlines e a Allegiant Air suspenderam seus voos alegando problemas de comunicação. A ordem veio logo depois que a Microsoft disse ter resolvido a interrupção de seus serviços em nuvem que afetou várias companhias aéreas de baixo custo, embora não tenha ficado imediatamente claro se essas companhias estavam relacionadas.

+Leia mais! Falha em sistema da Microsoft gerou apagão; no Brasil, bancos têm instabilidade e voos atrasam

“Uma falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computadores em todo o mundo, inclusive na United. Enquanto trabalhamos para restaurar esses sistemas, estamos mantendo todas as aeronaves em seus aeroportos de partida”, disse a United em um comunicado. “Os voos que já estão no ar continuam em seus destinos.”

O governo da Austrália disse que as falhas sofridas pela mídia, bancos e empresas de telecomunicações parecem estar ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.

De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike a seus clientes e analisado pela Reuters, o software Falcon Sensor da empresa está fazendo com que o Microsoft Windows trave e exiba uma tela azul, conhecida informalmente como Tela Azul da Morte.

O alerta, que foi enviado às 2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, também compartilhou uma solução manual para corrigir o problema.

Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários.

Não havia informações que sugerissem que a falha seja um incidente de segurança cibernética, disse o escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um post no X.

Efeito global

O setor de viagens foi um dos mais atingidos, com aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários terminais espanhóis relatando problemas em seus sistemas e atrasos.

Companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertaram sobre problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.

No Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam fora do ar, segundo vários relatórios de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.

Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e à África do Sul alertaram os clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.