O Hospital da Restauração em Recife, maior emergência de Pernambuco, foi parcialmente afetado pelo apagão que atingiu o Nordeste e parte da região Norte, na madrugada de hoje.

continua após a publicidade

Um dos três geradores do hospital não funcionou no momento do blecaute, e a unidade de trauma e setores administrativos ficaram às escuras por cerca de duas horas. A enfermaria funcionou à meia-luz.

 

Dois pacientes que respiravam com a ajuda de aparelhos foram transferidos para o terceiro andar, onde estão o bloco cirúrgico e a sala de recuperação, que funcionavam normalmente com a energia dos outros dois geradores.

continua após a publicidade

 

Segundo a assessoria do hospital, a medida foi preventiva, pois os aparelhos de respiração possuem baterias com autonomia de quatro horas.

continua após a publicidade

No momento do apagão, duas cirurgias de grande porte estavam sendo realizadas, mas não foram prejudicadas pelo corte de energia.

Em nota, a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) informou que a interrupção afetou 100% dos municípios pernambucanos e que a recomposição das cargas foi gradativa, começando à 1h29 (2h29 em Brasília).