Aos 82 anos, morre a única filha de Oscar Niemeyer

A galerista Anna Maria Niemeyer, 82, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, morreu hoje, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, desde o dia 1º deste mês.

O hospital informou que a causa da morte foi enfisema pulmonar. Anna Maria era dona de uma galeria de arte na Gávea, zona sul do Rio.

O velório será na capela um do cemitério São João Batista, a partir das 20h. O enterro será no mesmo local, amanhã.
Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio e desde muito jovem colaborou com seu pai, dedicando-se à ambientação de interiores.

Trabalhou na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) nos Palácios da Alvorada e do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973.

Com o pai, estudou uma linha de móveis produzida no Brasil e na Itália, que chegou a ser exposta em espaços como o Centre Georges Pompidou, em Paris, e a Organização das Nações Unidas, em Nova York.

Em 1977, inicialmente no Leblon, inaugurou a galeria de arte que tem seu nome. Em 1979, transferiu-se para o Shopping da Gávea onde produzia, gerenciava, coordenava e organizava algumas das mais de 300 exposições individuais e coletivas.

Junto com Victor Arruda e Italo Campofiorito, foi autora do projeto de criação do MAC-Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna