Ao FMI, Palocci reafirma a prioridade pelo social

O coordenador da equipe de transição do PT, Antonio Palocci, reuniu-se nesta tarde, durante duas horas, com integrantes da missão técnica do FMI (Fundo Monetário Internacional). Palocci apresentou o programa de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e trocou impressões sobre a situação econômica do Brasil e do mundo.

Palocci reafirmou o compromisso do governo Lula em priorizar os projetos sociais, em especial o de combate à fome, sem que haja ameaça à estabilidade econômica. Ele também apresentou, aos integrantes do FMI, os projetos de reformas do PT, entre elas a tributária e previdenciária. Ele reafirmou também o compromisso de Lula em lutar para manter o controle da inflação e a estabilidade da economia. 

“O governo tem que ter seu projeto de trabalho, sua política econômica e seus compromissos sociais. Ao lado disso, o governo estabelece contratos, de pequenas ou grandes proporções. À medida que se assume o compromisso de cumprir esses contratos, o governo não deve abrir mão nunca de garantir a sua autonomia política”, afirmou Palocci após o encontro.

O coordenador da transição ressaltou que a reunião se dava apenas no plano do diálogo, já que a avaliação do acordo de ajuda financeira, de US$ 30 bilhões, assinado em agosto, é de responsabilidade do governo atual.

De acordo com Jorge Duarte, representante do Fundo no Brasil, a conversa foi considerada muito construtiva. Os integrantes teriam ficado muito impressionados com o programa de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

A preocupação com a inflação foi abordada, mas o consenso geral foi que as providências para seu controle estão sendo tomadas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo