brasil

Anvisa fecha fábrica clandestina de próteses dentárias e ortopédicas em SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou nesta terça-feira, 20, uma fábrica clandestina de implantes dentários, implantes ortopédicos e de instrumental médico. A fábrica funcionava em Valinhos, no interior de São Paulo, sem autorização de funcionamento e a produção ocorria sem cuidados de higiene.

A Anvisa informou que, como a fabricação desse tipo de produto sem autorização é considerada crime, o proprietário da fábrica foi levado para prestar esclarecimentos à polícia. Além da fabricação ilegal, os fiscais constataram que a empresa também fazia cópias de peças e de nomes de fabricantes licenciados.

Segundo a Anvisa, esta iniciativa de fiscalização tem acontecido no país para coibir a venda e o uso de produtos para saúde irregulares e que podem colocar em risco a saúde dos seus usuários.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo) informou que, dos mais de 2 milhões de implantes feitos no país, 30% são feitos com produtos fabricados de forma clandestina.

“A prática pode causar danos à saúde dos pacientes que vão desde rejeição do implante até inflamações infecções graves, não apenas na boca”, informou em nota.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo