A usina nuclear Angra 1 será desligada do Sistema Interligado Nacional (SIN) à zero hora de sábado, informou a Eletronuclear. O desligamento da usina ocorrerá para reabastecimento de pequena parte do combustível e atividades preparatórias para a substituição dos dois geradores de vapor, em fase final de fabricação na Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep). Os novos geradores aumentarão a vida útil da usina em mais 20 anos. A previsão do retorno da usina ao sistema é para 15 de abril.

continua após a publicidade

Segundo a Eletronuclear, o desligamento, decidido em acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), permitirá que seja realizada a inspeção dos geradores de vapor em operação, a instalação de estruturas temporárias, além de medições, marcações e verificações, visando à troca dos equipamentos que será realizada na próxima parada, programada para setembro de 2008.

Para a realização da manutenção da usina foram contratadas empresas nacionais e estrangeiras que irão dispor 920 trabalhadores temporários (sendo 200 estrangeiros), para suporte aos técnicos da Eletronuclear na realização das atividades planejadas para o período.

continua após a publicidade