Rio de Janeiro – A Eletronuclear anunciou nesta sexta-feira (15) que a usina Angra 1 sairá do Sistema Elétrico Brasileiro a partir de amanhã (16). Segundo nota divulgada no site da empresa (www.eletronuclear.gov.br), ?o motivo é possibilitar o reabastecimento de pequena parte do combustível, manutenções que requerem que a usina esteja desligada e atividades preparatórias para a substituição dos dois geradores de vapor (GVs), em fase final de fabricação na Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep)?.

continua após a publicidade

De acordo com a Eletronuclear, a usina só deverá retornar ao sistema no dia 15 de abril e deverá ser desligada novamente em setembro, por um período de quatros meses, para a troca dos dois geradores de vapor, voltando a produzir energia no início de 2009.

A capacidade de geração de Angra 1 é de 657 megawatts e hoje atende a cerca de 11% do consumo elétrico do estado do Rio. Somada a Angra 2, é responsável por quase 50% do consumo energético fluminense, segundo a Eletronuclear. A usina foi inaugurada em 1985.

No ano passado, o governo aprovou o reinício das obras da usina de Angra 3. A previsão da Eletronuclear é que os trabalhos sejam iniciados ainda este ano. Em março serão realizadas as últimas audiências públicas, em Angra dos Reis (RJ), Rio Claro (RJ) e Ubatuba (SP), e depois faltarão as licenças ambientais. Angra 3 deverá entrar em funcionamento em 2014 e terá capacidade igual a de Angra 2: 1.350 megawatts.

continua após a publicidade