A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou hoje a distribuidora Light a respeito dos constantes apagões em bairros do Rio e pode iniciar uma fiscalização específica sobre o tema. Nesta tarde, diversas ruas dos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa, na zona sul, estão sem luz. O fornecimento foi interrompido no meio da tarde de ontem e funcionários da distribuidora ainda não conseguiram resolver o problema.
Segundo a Aneel, a Light tem 48 horas para apresentar explicações. Dependendo da resposta, a agência mandará uma equipe técnica para verificar os equipamentos, com possibilidade de aplicação de uma multa de até 1% do faturamento da companhia.
Apagões localizados se tornaram frequentes no Rio nas últimas semanas, segundo a empresa, por causa do calor acima da média, que provoca aumento de consumo por geladeiras e aparelhos de ar condicionado. O calor também ampliaria as perdas do sistema de energia.
Especialistas do setor, porém, dizem que a companhia errou nas projeções de consumo de energia e, por isso, a rede não tem capacidade para suportar a demanda. A companhia alega que o crescimento da carga está superando as expectativas. No incidente ocorrido ontem, foram registrados problemas na rede subterrânea que abastece a região.