Aneel lança guia para construção de pequena central hidrelétrica

Brasília – Quem estiver interessado em contruir uma pequena central hidrelétrica (PCH) para gerar e comercializar energia já tem um roteiro completo para se orientar. Trata-se do Guia do Empreendedor de Pequenas Centrais Hidrelétricas, lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ensina como agir para montar uma unidade maior que 1 megawatt (MW) e menor e igual a 30 MW e reservatório de área igual a 3 km2.

O Guia contém 19 capítulos, com informações técnicas detalhadas sobre procedimentos para outorga de PCH, benefícios e vantagens do empreendimento, projeto básico de Pequena Central Hidrelétrica, declaração de utilidade pública ambiental, recursos hídricos, normas, legislação e procedimentos legais necessários.

As PCHs destinam-se a atender pequenos centros urbanos e regiões rurais, complementando o fornecimento realizado pelo sistema principal. Na semana passada, três empresas foram autorizadas pela Aneel a construir PCHs e se estabelecer como produtores independentes de energia no interior de Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, nos municípios de Ibirama (SC), Campos de Júlio (MT) e Três de Maio (RS). Os investimentos somam R$ 56 milhões e as três usinas vão geral um total de 35 MW.

O Guia do Empreendedor está disponível no site da Aneel e nas versões CD-Room e impressa, que podem ser adquiridas por meio de consulta ao Centro de Documentação (Cedoc) da Aneel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo