A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fiscalizando a normalização dos serviços de telecomunicações no Rio de Janeiro. Em nota divulgada hoje, a agência informou que fiscais acompanham desde a última quarta-feira os esforços para a normalização dos serviços de telecomunicações na região serrana do Rio. Equipes da agência foram deslocadas para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, principais áreas afetadas pelas chuvas e deslizamentos, onde verificam as providências das prestadoras para o restabelecimento dos serviços de telefonia fixa e móvel.
A Anatel também informou que tem mantido contato permanente com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades municipais, de modo a identificar as necessidades mais urgentes. “Esse trabalho tem permitido que a agência determine soluções emergenciais a serem adotadas pelas prestadoras. No Rio de Janeiro, outras equipes da Anatel acompanham os trabalhos em centros de controle de redes das empresas”, diz a nota.
O órgão regulador ponderou que a recuperação da infraestrutura nesses locais ainda encontra sérias dificuldades – como impossibilidade de acesso a diversas áreas, falta de energia elétrica e continuidade das chuvas na região, o que causa novos deslizamentos. Por essa razão, não é possível estimar prazo para a plena normalização dos serviços de telecomunicações. Porém, algumas operadoras informaram à Anatel que, devido aos estragos em seus cabos de fibras ópticas, centrais de comutação e sites do serviço móvel, poderão ser necessários até 90 dias para esse trabalho.
A fim de permitir a comunicação dos moradores das áreas atingidas com seus parentes, a Anatel informou que a Oi, concessionária que atua na região, assumiu os seguintes compromissos, que têm sido verificados, em tempo real e nos locais afetados, pelas equipes de fiscalização da agência: liberar todos os orelhões próximos a escolas, prefeituras e hospitais para uso gratuito dos moradores; disponibilizar 35 mil aparelhos gratuitos para acesso emergencial provisório para os clientes que estão sem telefone fixo em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava.
As chamadas feitas para as linhas afetadas serão encaminhadas, por meio do serviço Siga-me, para os acessos provisórios emergenciais. Dessa forma, os clientes poderão ser localizados em seus números originais. A concessionária se comprometeu ainda a ceder terminais fixos para a Força Nacional e Defesa Civil, além de acesso em banda larga para os Bombeiros em Teresópolis, e um 0800, em Nova Friburgo, para a Defesa Civil; instalar terminais em locais indicados pela Defesa Civil para serem utilizados pelos moradores que estão em abrigos e alojamentos em Teresópolis, Nova Friburgo e Itaipava; e a manter uma lan house em Nova Friburgo, uma em Teresópolis e uma em Petrópolis – todas equipadas também com telefones para comunicação de voz.