O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardemberg, disse que a análise do processo sobre a compra da TV por Assinatura TVA, do Grupo Abril, pela Telefônica está seguindo procedimento regular na agência. Sardemberg acrescentou que, por esta razão, está tranqüilo em relação à decisão que o conselho diretor da Anatel venha a tomar sobe o assunto na reunião marcada para a próxima quinta-feira.

continua após a publicidade

"Tenho consciência de que este assunto vem sendo tratado há muito tempo. Está na Anatel deste o ano passado. É um procedimento regular", afirmou ele, acrescentando que o processo já passou por exame dos setores técnicos e jurídicos da Anatel e pelo relator do caso, conselheiro Antonio Bedran. "De maneira que do ponto de vista de regularidade do processo, estou tranqüilo", disse ele, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Segundo Sardemberg, é evidente que há uma repercussão política forte sobre o assunto. "Mas esta política extravasa a Anatel. A Anatel é objeto, não é sujeito. Então, vamos esperar para o que acontece", disse. A operação de compra, que será analisada na próxima quinta-feira pelo conselho da Anatel, vem sendo criticada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Semana passada, Renan Calheiros denunciou irregularidades no negócio e chegou a pedir o adiamento da análise do assunto pelo conselho diretor da Anatel.

continua após a publicidade