A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende reforçar a fiscalização nos principais aeroportos do país a partir desta sexta (21), por causa do início do período de férias de fim de ano. Segundo a assessoria da agência reguladora, a fiscalização vai monitorar principalmente o atendimento aos passageiros nas áreas de check-in e na sala de embarque, além de verificar atrasos e cancelamentos de vôos.

continua após a publicidade

Também serão verificados os casos de overbooking (venda de passagens acima do número de assentos disponíveis no avião) e problemas com bagagens de passageiros. Além do aumento da fiscalização, a Anac anunciou, para o mesmo período, a criação de medidas para aumentar a segurança e evitar transtornos aos usuários do transporte aéreo. Entre elas, a assessoria destacou a criação de uma nova malha área para a alta temporada, que vai vigorar até o dia 15 de março.

Para o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital de São Paulo, a Anac anunciou a redução no número de movimentos (pousos e decolagens) por hora, que, desde 18 de julho era de 33 movimentos por hora (slots). Segundo a agência, serão 32 slots, sendo 30 para a aviação regular e dois para a aviação geral (que compreende jatos particulares e táxis aéreos). Em caso de horários disponíveis, a aviação geral também poderá utilizar os chamados slots de oportunidade.

A Anac também pretende abrir uma consulta pública para receber contribuições sobre mudanças no sistema aeroportuário do país. 

continua após a publicidade

Das medidas anunciadas e que já estão em prática, a agência limitou os vôos saindo de Congonhas para 1,5 mil quilômetros de distância e proibiu a existência de vôos charter e de fretamento, desde julho, nesse mesmo aeroporto.