Levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que, na semana de 10 a 16 de setembro último, caíram os percentuais de atrasos e de cancelamentos de vôos em todo o País. Apenas 6% dos vôos tiveram atrasos superiores a uma hora e 7% dos vôos foram cancelados. Na semana anterior, de 3 a 9 de setembro, incluindo o feriado prolongado de 7 de Setembro, os atrasos e cancelamentos foram de 10%.
Os aeroportos de Manaus, Santos Dumont (Rio) e Congonhas (São Paulo) foram os que tiveram menor percentual de atraso superior a uma hora: 3%. Já os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre foram os que tiveram maior percentual de atrasos: 10%.
Aeroporto de Manaus não registrou vôos cancelados no período. Já Congonhas registrou o maior percentual em cancelamentos: 17%. Esse percentual elevado se explica pelos HOTRANs (horário de transportes) ainda em validade, mas sem utilização em função das mudanças que as empresas aéreas já realizam para adequar suas malhas à nova configuração de Congonhas, que terá apenas vôos ponto a ponto e não mais com escalas e conexões.