Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciaram hoje, por volta das 9 horas, uma inspeção das obras que estão sendo realizadas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), informou a assessoria de imprensa da concessionária. A comitiva da agência vai averiguar até amanhã quatro obras que constam no contrato de concessão do aeroporto, firmado em 2012. Por conta dos atrasos, a Anac poderá aplicar multas à concessionária que podem chegar a R$ 170 milhões.
O dia de hoje marca o final do prazo para a conclusão do primeiro lote de obras em Viracopos. Os técnicos vão vistoriar o novo edifício-garagem com capacidade para 4.000 carros, o novo terminal para 22 milhões de passageiros por ano, adequações na pista de pouso e decolagem e novos pátios e área de taxiamento de aeronaves. Apesar de programada até amanhã, a visita dos técnicos da Anac pode se estender até terça-feira, segundo a assessoria de imprensa da empresa concessionária de Viracopos.
A empresa que administra o aeroporto informou que o edifício-garagem, o terminal de passageiros e os novos pátios de aeronaves têm mais de 92% das obras concluídas. As adequações da pista já terminaram. A concessionária informou, ainda, que independente do atraso Viracopos está preparado para receber as delegações e os turistas da Copa do Mundo. A primeira delegação a desembarcar em Capinas será a da Costa do Marfim, no dia 6 de junho. O grupo vai utilizar o Pier A do novo terminal de passageiros.
Nenhum porta-voz da Anac foi encontrado para comentar a vistoria em Viracopos. A agência fará um relatório com a conclusão da visita após a inspeção.