Águas

ANA republicará resolução sobre vazão de barragem

A Agência Nacional de Águas (ANA) vai republicar nesta terça-feira, 02, norma referente à redução temporária da vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília, no rio Paraíba do Sul. A redução citada em resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 01, era de 190 metros cúbicos por segundo para 165 metros cúbicos por segundo. Na verdade, a ANA vai reduzir a vazão mínima nesse local para 160 metros cúbicos por segundo. A restrição vigorará até 30 de setembro.

Nota da Agência Nacional de Águas sobre essa decisão cita que “o Diário Oficial da União desta segunda-feira, 01 de setembro, trouxe a resolução 1.309, que reduz a vazão afluente à barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, de 190 metros cúbicos por segundo para 160 metros cúbicos por segundo até 30 de setembro. A resolução publicada hoje, porém, está incorreta. Por um erro de formatação, foi publicado que a redução da vazão seria de 190 metros cúbicos por segundo para 165 metros cúbicos por segundo, quando na verdade a vazão de 165 metros cúbicos por segundo já vem sendo praticada desde o dia 17 de julho, autorizada pelas resoluções 1.072 e 1.038 de 2014. Amanhã a Resolução 1039 será republicada no Diário Oficial, com a nova vazão autorizada, de 160 metros cúbicos por segundo, a partir do dia 1º até 30 setembro”.

Segundo a ANA, a redução é parte do acordo firmado entre os três Estados que dividem a bacia (RJ,SP e MG), em reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da agência, Vicente Andreu, e representantes de outras instituições interessadas, no dia 18 de agosto, na sede do MMA. A redução busca preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, composto pelos barramentos de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil.

Em 15 de agosto, a ANA havia publicado decisão semelhante sobre a redução temporária da vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, conforme a resolução nº 1.072, publicada à época no Diário Oficial da União. A redução anunciada também tinha sido de 190 metros cúbicos por segundo para 165 metros cúbicos por segundo.

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna