Brasília – O cruzamento dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2003 com as respostas do questionário socioeconômico mostra que os alunos que têm acesso a TV, computador e internet, carro e telefone tiveram notas mais altas no exame. De acordo com o Instituto de Pesquisas do Ministério da Educação (Inep), os estudantes que declararam ter esses bens em casa tiraram, em média, notas 22 pontos acima dos demais (63 contra 41) na prova objetiva. Esta foi a primeira vez que o Inep fez o cruzamento dos dados do questionário com o resultado das notas.
O relatório demonstra também que o acesso a atividades extracurriculares pode representar diferença significativa no desempenho. Na prova objetiva, a média dos estudantes que freqüentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17 pontos acima da obtida pelos que tiveram pouco ou nenhum acesso a esses cursos. Na escala de zero a cem, a pontuação média no primeiro caso foi de 62 e no segundo, de 45.
O estudo mostra uma diferença de sete pontos na média entre os estudantes que sempre lêem jornais, revistas e livros e aqueles que não têm esse hábito. A média dos participantes nos níveis mais baixos de leitura foi de 46. A de quem se posicionou nos patamares mais elevados, 53. A situação das escolas também pesa na pontuação, com a avaliação que os alunos fazem das condições da sala de aula.