Detidos

Alemães são presos em SP sob acusação de roubar estátua

Dois alemães foram detidos na tarde desta segunda-feira, 14, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, depois de furtar uma estátua de bronze estimada em R$ 25 mil da exposição que ocorre no saguão do Terminal 3. Eles serão encaminhados a um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Beck Heiko, de 39 anos, e Kramm Rainer, de 48, foram abordados em um restaurante no terminal 2 por seguranças do aeroporto, depois de fazer check-in e despachar a bagagem com o objeto roubado para uma aeronave da empresa Lufthansa que partiria às 16 horas. A dupla foi identificada pelas câmeras instaladas no local.

O item “Jogador de Futebol – Bicicleta”, criado pelo artista ítalo-brasileiro Inos Corradin, estava dentro de um cubo de acrílico na exposição “Bate-Bola, um Embarque de uma Paixão”, sobre a Copa do Mundo. Vestindo camisas da seleção alemã, Heiko e Rainer removeram a estrutura, aproveitando-se do baixo movimento no horário – eram 9h20, momento em que é feito apenas o desembarque – e a colocaram na mala. Esta Segunda-feira é o último dia da exibição das peças.

Eles disseram à polícia que vieram ao Brasil para assistir a todos os jogos da Alemanha na Copa do Mundo. A dupla chegou em São Paulo na tarde desta segunda, do Rio de Janeiro, depois da final entre Alemanha e Argentina. “Acharam que o Brasil é uma terra sem lei”, disse o delegado divisionário da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), Osvaldo Nico Gonçalves, que atendeu à ocorrência. A dupla afirmou à polícia que queria “levar uma lembrança do Brasil”. Segundo Gonçalves, não há possibilidade de fiança.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna