Alcântara volta a lançar foguetes

Brasília

– O ministro da Defesa, José Viegas, confirmou ontem que a Base de Alcântara, no Maranhão, está pronta para fazer este mês o primeiro lançamento de satélite depois do acidente que matou 11 técnicos, ano passado. A data, no entanto, ainda não foi marcada. Depois de uma audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o ministro também reiterou os planos do governo de continuar investindo no desenvolvimento de um lançador de satélites próprio, que poderá ser colocado em órbita em 2006.

“Há aspectos orçamentários importantes que envolvem esse projeto, a respeito dos quais pedi o apoio do presidente do Senado”, informou o ministro. Viegas rebateu as dúvidas levantadas sobre as condições de segurança da Base de Alcântara. “Essas críticas revelam uma natural ansiedade, que é reflexo do desastre ocorrido há pouco mais de um ano. Mas hoje mesmo teremos uma exposição sobre os procedimentos de segurança que estão sendo adotados”, garantiu.

O ministro disse que não chegou a conversar com Sarney sobre o adiamento da votação do projeto de lei que garante os recursos orçamentários que irão custear o reajuste de 10% concedido pelo governo aos militares. Ele deixou claro, contudo, sua expectativa de que a proposta seja aprovada no próximo esforço concentrado do Congresso previsto entre os dias 14 e 16 de setembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo