Começou hoje o treinamento dos quase 210 mil classificados para a segunda etapa da seleção dos recenseadores que vão trabalhar no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No sábado, dia 24, uma prova vai selecionar os 191.972 finalistas para o grupo que fará a coleta de dados do Censo 2010, que terá início dia 1º de agosto.

continua após a publicidade

Nesta segunda etapa, a de aulas presenciais, os candidatos terão seus conhecimentos avaliados e intensificarão os estudos sobre os conceitos básicos do Censo 2010. Eles também vão receber dicas de como se comportar diante de possíveis adversidades durante as entrevistas e vão começar a aprender a usar o computador de mão, que substitui as fichas de papel.

O computador é equipado com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e vai ser mais um elemento de identificação do recenseador. A informatização, segundo o IBGE, vai permitir que o resultado do Censo seja divulgado com mais rapidez. A opção de preencher o questionário pela internet só é válida após a visita do recenseador, que fornecerá ao morador um envelope contendo códigos que dão acesso ao questionário em um site. A medida, segundo o IBGE, garante o sigilo das informações prestadas.

Única pesquisa a visitar todos os cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros, o Censo vai demonstrar as condições de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do País, informações que serão usadas para definir as políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal. Segundo o IBGE, entre os recenseadores, as mulheres são maioria (58%), assim como os jovens. Cerca de 45% dos candidatos têm entre 18 e 25 anos. Entre os candidatos, há cinco com mais de 80 anos.

continua após a publicidade